Tatá Werneck, Preta Gil, Mariana Rios, Jesus Luz, Marcelo Médici e outros artistas protestam contra o Instituto Royal, acusado de torturar e matar cachorros da raça Beagle. Entenda o caso!
Mudando um pouco o foco do blog, mas por uma boa causa!Durante a tarde de quinta feira, uma movimentação estranha nos portões do Instituto Royal, em São Roque/SP, fizeram a organização dos protestos pedirem ajuda. Vários carros e até um caminhão entraram e saíram do local. A suspeita é que eles tenham tentado retirar os animais para não serem flagrados por maus-tratos. Durante a noite , por volta das 20h, eles divulgaram que a empresa estaria matando os cachorros. A notícia repercutiu na internet e mobilizou mais pessoas a irem até a empresa para resgatar os animais.
Cão beagle congelado é retirado de laboratório em São Roque invadido por ativistas na madrugada |
A Polícia Militar esteva presente no protesto e teria detido alguns dos ativistas. Viaturas também teriam abordado carros na Rodovia Raposo Tavares, onde fica o Instituto Royal, para impedir que os cães resgatados fossem levados. Não há notícias oficiais sobre truculência da polícia durante o ato.
A gerente responsável pelo Instituto abriu um Boletim de Ocorrência contra os ativistas, os quais foram chamados de ‘terroristas’ por ela, segundo o jornal Bom Dia Brasil, da Globo. De acordo com a CBN, ela confirmou que cães, coelhos e ratos são usados em testes de medicamentos, mas negou que eles sofram maus-tratos, alegando que a empresa segue os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. e que o laboratório é inspecionado e está de acordo com a ANVISA. A ANVISA, por sua vez, desmentiu Silvia e disse que não é sua função fazer este tipo de fiscalização (assista à matéria).
A ANVISA emitiu uma nota oficial afirmando que não tem qualquer ligação com o Instituto Royal, ao contrário do que afirma Silvia Ortiz, representante da instituição. No texto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirma que não exige testes em animais e que apoia métodos substituitivos ao uso de animais. Isto é histórico! (leia a nota na íntegra, no site da ANVISA).
Vários famosos acompanharam e incentivaram as ações:
Mariana Rios, Rodrigo Simas, Gustavo Leão, Jesus Luz, Ivete Sangalo, Isabella Fiorentino, Bruno Gagliasso, Luma Costa, Rita Guedes, Giovanna Ewbank, Tatá Werneck, Sergio Marone, Sthefany Brito, Alinne Rosa, Leilah Moreno, Preta Gil e Yasmin Brunet são apenas alguns dos famosos que declararam apoio aos resgates no instituto Royal.
A apresentadora Luisa Mell também entrou no Instituto Royal: "Entramos! Ocupa São Roque! Libertação animal já!"
A atriz Nicole Puzzi foi até o Instituto participar do resgate. "Vou dormir satisfeita com os corajosos protetores que se arriscaram e abriram mão do descanso desta noite e madrugada para salvar os inocentes beagles", escreveu ela no Facebook.
O ator Marcelo Médici publicou um vídeo com cenas do resgate:
Por agora, o que importa é que os cachorros estão a salvo. Parte dos salvadores criou uma página no Facebook, a Adote um Animal Resgatado do Instituto Royal, em que atualizarão informações sobre a adoção quando tiverem a permissão para isso. Se você estiver interessado, fique ligado!
Tem até um vídeo que mostra a alegria dos beagles soltos, andando para lá e para cá com o rabinho abanando. Dá para assisti-lo aqui.
Sem se identificar (o que é correto!), ativista mostra dois cães regatados em São Roque e que estão agora em seu apartamento na cidade de São Paulo. A matéria é do G1 e traz também um relato da ativista sobre o que viu dentro do Instituto Royal (leia aqui).
A hashtag #institutoroyal já está nos Trending Topics mundiais do Twitter e ficou por horas nos mais falados do Brasil.
Caso você queira ajudar com ração ou medicamentos para os peludos, há pontos de coleta de doação na capital:
- Cantinho Animal. Rua Doutor Altino Arantes, 647, Vila Mariana
- JJ Cabeleireiros. Avenida Cidade Jardim, 1013, Itaim Bibi
- Leckerhaus. Rua Doutor Melo Alves, 293, Jardins
- Mister Vet Centro Veterinário. Rua Turiaçu, 713, Perdizes
- Per Paolo. Rua Cardoso de Almeida, 1021/1049, Perdizes / Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 2282, Pinheiros / Rua Rio Grande, 380, Vila Mariana
- Zena Caffè. Rua Peixoto Gomide, 1901, Jardins
A petição para aumentar a pressão sobre o Instituto Royal já passa das 240 mil assinaturas. Você pode ajudar de qualquer lugar do mundo, colocando seu nome e dizendo que é contra a tortura de animais inocentes. Faça parte desta história, assine!
A manifestação deste sábado será o maior ato (em número de participantes) já realizado no Brasil pelos Direitos dos Animais. participe da história, esteja lá!
As cartas estão na mesa. Você pode fingir que nada está acontecendo e ignorar o sofrimento de animais inocentes ou fazer parte da história amanhã na cidade de São Roque-SP. Informações sobre como chegar e outros detalhes em Informações básicas.
A organização Vista-se vem acompanhando o caso e relatou minuto a minuto o que acontecia durante a madrugada.
Opinião: O mais inacreditável é que ao invés da polícia ficar contra quem está maltratando os animais, está contra quem está resgatando. É fim dos tempos! Quero parabenizar a todas as pessoas que estiveram presente no resgate. Orgulho de todos vocês que estão se arriscando pela vida desses animais. Muito bom saber que não está tudo perdido nesse mundo!!!!
Um comentário:
Belíssima postagem!
Apoiadíssimo!!
Bjus.
Postar um comentário