Especial LB: Sandy é a artista da semana no LatinosBrasil


A Sandy é a primeira brasileira a ser homenageada no sexto #EspecialLB. A cantora foi a vencedora da enquete em nosso twitter com 42% dos votos. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre a vida da Maria Chiquinha mais adorada do Brasil.

Sandy Leah Lima, nasceu em 28 de janeiro de 1983, na cidade de Campinas, São Paulo. É a filha mais velha de Noely Pereira e do cantor Xororó, sendo o Durval de Lima Junior, ou simplesmente Junior, seu irmão.




Juntamente com Junior, em 1989, deu seu primeiro passo como cantora. Os dois cantaram Maria Chiquinha no programa Som Brasil e com toda a inocência de serem crianças abriram muitas portas profissionais. Sendo a primeira delas, um contrato com a gravadora PolyGram (uma das maiores gravadoras da época e que atualmente faz pate da Universal Music), para gravação de três discos.

Aniversário do Tatu, foi o primeiro álbum dos dois, lançado em 1991 e vendeu cerca de 300 mil cópias e lhes rendeu um disco de ouro.

Sábado à Noite veio um ano depois, ainda com influências do sertanejo, que foi ficando para trás já no terceiro disco, Tô Ligado em Você (1993) que veio mais puxado ao pop, ritmo que se firmou nos próximos projetos da dupla.

Sandy & Junior acabou em 2007, ainda no auge da carreira, mas durante os 17 anos em que estiveram juntos, a dupla bateu recordes de bandas infantis conhecidas na época em que surgiram. Cantaram em inglês, espanhol, italiano e em francês. Foram os primeiros a lotarem estádios e casas de shows, nacionais e internacionais. Apresentaram um programa de entretenimento na TV Manchete, o Sandy & Junior Show,atuaram no cinema, em novelas e até protagonizaram sua própria série, produzida pela Rede Globo. A marca Sandy & Junior esteve presente em todas as partes: material escolar, produtos de perfumaria, roupas, sapatos, e chegou a ser avaliada em mais de R$ 60 milhões.




Mas muito além dos números, os irmãos Lima marcaram toda uma geração, que até hoje lembram deles e sentem falta dos dois cantando juntos em um palco e que os acompanha muito além dos palcos.

Após o término da dupla, Sandy primeiramente se dedicou a vida pessoal, concluiu seu curso de Letras pela PUC-Campinas, casou-se com o músico Lucas Lima, com quem hoje tem um filho, o Theo, de três anos, e os dois mantêm a vida do pequeno bem reservada.




Em 2009, a brasileira começou a dar atenção maior a sua carreira profissional, ela chegou as paradas musicais do Canadá com “Scandal“, uma parceria experimental com o grupo Crossover, atingindo o 13º lugar no chart do gênero Dance. No mesmo ano, participou do especial de 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, com “As Canções Que Você Fez Pra Mim”. Anteriormente, participou da 9ª edição do Grammy Latino, onde cantou com Paula Toller a música “E O Mundo Não Se Acabou“.

Em 31 de março de 2010, “Pés Cansados” chegou às paradas de músicas, sendo o carro-chefe do primeiro álbum como solista de Sandy: Manuscrito, que ganhou esse nome por todas as músicas serem de autoria da cantora. O disco foi lançado digitalmente no dia 27 de abril e chegando às lojas pouco mais de um mês depois em duas versões: CD e deluxe (CD+DVD), esta última acompanhava um documentário com momentos intimistas do processo criativo do disco. Manuscrito deu o primeiro disco de platina da carreira solo da cantora.



Em 2011, o DVD Manuscrito Ao Vivo foi gravado no Teatro Bradesco, em São Paulo, com ingressos esgotados em menos de um dia e foi o DVD nacional mais vendido no Brasil. Sandy também participou do Circuito Cultural Banco do Brasil, onde interpretou canções do Michael Jackson, espetáculo bastante elogiado pela crítica especializada. No mesmo ano, foi garota propaganda da marca de cerveja Devassa, o que ocasionou grande repercussão nas redes sociais.

Como uma artista completa, em 2012, assumiu o comando de seis episódios do programa Superbonita, do canal GNT e participou da série As Brasileiras, da Rede Globo. Deu vida, também, à Bruna, estudante de música que aluga um quarto na casa de um homem e se envolve com seu filho recém-divorciado, no filme de terror e suspense Quando Eu Era Vivo. Além disso deu voz a trilha sonora do longa, com “Quando a noite cai”, “Quando eu era vivo” e “Serpente da Noite”. Na comédia romântica, Mato Sem Cachorro, Sandy interpretou a si mesma. Foi nesse mesmo ano que Sandy voltou a cantar com Andrea Bocelli, a cantora viajou à Italia e participou da gravação do DVD Love In Portofino. Os dois haviam cantados juntos a música Vivo Por Ela, em 1998, quando o italiano escolheu Sandy por gostar de sua voz.


“Aquela dos 30” veio para marcar o segundo álbum da cantora. A música é o único single do EP Princípios, Meios e Fins, lançado ainda em 2012. O EP veio antes do seu segundo álbum de estúdio, intitulado: SIM, que contem dez faixas, sendo cinco faixas inédias e outras cinco já conhecidas pelo EP. “Escolho Você” foi o segundo single e quebrou recordes da plataforma VEVO.

2013 foi definitivamente marcou a vida de Sandy, pois foi quando ficou grávida de Theo. A turnê SIM percorreu normalmente até maio de 2014, quando a cantora estava com oito meses de gestação. Em um show em Paulínia, interior de São Paulo, Sandy voltou a dividir o palco com seu irmão Junior e juntos cantaram a música A Lenda, um dos principais hits da dupla.


Após o nascimento de seu filho, uma pausa da carreira foi necessário para se dedicar ao pequeno Theo. Ela voltou a vida profissional, sendo parte do júri técnico do programa musical Superstar, da Rede Globo, em 2015. Com a turnê Teaser, Sandy deu uma prévia da tour que estava por vir. Em 2016, lançou sua própria linha de esmaltes de batons com a Impala Cosméticos, que já está na sua segunda edição.


O DVD Meu Canto foi gravado ao vivo nos dias 16 e 17 de junho de 2015, no Rio de Janeiro, o que deu inicio a mais uma etapa da vida profissional da cantora. O primeiro single foi “Me Espera” feat Tiago Iorc, que chegou ao primeiro lugar de vendas no iTunes Brasil. Finalizando o ano de 2016, Sandy dublou a personagem Meena, na animação Sing.







Todas as faixas inédias do DVD Meu Canto ganharam versão de estúdio, que foram incluídas no EP Meu Canto, presente no box deluxe do projeto e nas plataformas digitais, lançado em maio deste ano. Atualmente, Sandy está trabalhando na turnê Meu Canto, sendo Respirar o single mais recente da cantora.

É, podemos dizer que Sandy já nasceu artista. É atriz, dubladora, cantora, autora. Talvez alguns digam que seu maior papel é o de ser mãe do pequeno Theo, nós dizemos que é o fato de marcar as nossas vidas e de marcar cada um de nós com sua voz suave e presente apesar do tempo, do lugar e da situação.

O nosso especial acaba aqui e esperamos que tenham gostado. Voltamos no próximo sábado com mais uma matéria super especial. Nos acompanhe nas redes sociais para votar no seu artista favorito em nossas enquetes toda quinta-feira no Twitter!





Fonte: LatinosBrasil

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails