Sandy, Sasha e até Gretchen influenciam nomes pelo Brasil

Estudo divulgado pelo IBGE mostra que sucesso de artistas é refletido nos registros



O Projeto Nomes do Brasil, estudo inédito realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fez um levantamento dos nomes mais comuns no País. Segundo a entidade, Maria, com 11,7 milhões de incidências, é o que mais aparece, superando José, o nome masculino mais popular, com 5,7 milhões de registros.

No entanto, artistas, atletas e personagens famosos também influenciam o registro de pessoas pelo Brasil. Da cantora Sandy ao aventureiro MacGyver, há homenagens de todos os tipos. A seguir, veja como os famosos influenciam os pais no momento de escolher os nomes dos filhos!





Cauã
Um dos nomes masculinos mais populares da atualidade segundo o estudo é Cauã. Entre 2000 e 2010, cresceu quase 4.000%. É impossível garantir que o ator Cauã Reymond seja o único responsável por esse aumento, mas com certeza colaborou bastante com a existência de 82 mil novos Cauãs na última década.





Alf
Por incrível que pareça, no fim dos anos 80 e início dos 90, o personagem Alf, o Eteimoso foi responsável por 109 registros. Mas pelo menos os pais tiveram o cuidado de colocar apenas o nome Alf, sem o complemento, nos filhos. O Estado com maior quantidade de fãs do E.T. é o Rio.






Ivete
Ivete é um fenômeno desde o fim dos anos 90, quando ainda integrava a Banda Eva. Apesar disso, a popularidade da cantora não contribuiu para um resgate desse nome, que chegou ao auge no fim dos anos 50. Desde então, diminui cada vez mais a quantidade de pessoas com o nome Ivete.










SandyJá Sandy foi uma legítima influência para registrar crianças nos anos 90. Antes dela, o nome era quase inexistente no país. Após o sucesso da dupla que tinha ao lado do irmão Junior, o nome foi escolhido até para homens. Isso sem contar Sanndy, Sandei, Sandir e Sandi.




Maicon
Michael Jackson e Michael Jordan ajudaram a criar uma nova grafia para esse nome (que nada mais é que uma versão anglo-saxã de Miguel). No Brasil, o sucesso de ambos colaborou para o surgimento do nome Maicon, que é mais popular que a grafia correta. São 134 mil Maicon contra 66 mil Michael.





Leonardo
Com o sucesso do sertanejo Leonardo e do ator Leonardo DiCaprio, esse nome voltou à moda nos anos 90. Hoje, é o 33º nome masculino mais popular no Brasil, com meio milhão de pessoas.





Anna
A ferramenta do IBGE não permite a pesquisa de nomes compostos, como Maria Bethânia ou Ana Carolina. Por isso, é difícil ter certeza se houve aumento de pessoas com o nome Anna Julia após o estouro da música dos Los Hermanos. Mas pelo menos a incidência de Anna com a letra "n" dobrada aumentou desde então, principalmente no Estado natal da banda, o Rio, assim como o nome Julia, que aumentou 13 vezes entre os anos 80 e 2000.



Sasha
Originalmente um nome masculino, Sasha passou a ser utilizado em crianças do sexo feminino após Xuxa registrar sua única filha dessa forma. Mesmo com um crescimento, apenas pouco mais que 700 pessoas têm o nome da filha da Rainha dos Baixinhos.





Britney
Antes do sucesso de Britney Spears, ninguém tinha sido registrado com o nome da diva americana no Brasil. Quando ela estourou mundialmente, foi lembrada por 165 mães.







Mariah
Mariah Carey é outra estrela pop que deve ter inspirado registros por todo o Brasil, principalmente nos anos 90 e em Santa Catarina, onde esse nome é mais comum.







Nick
Nick Carter, o queridinho dos Backstreet Boys, foi lembrado por mães fãs da boy band a partir dos anos 90 e também na década seguinte, quando foi repetido mais de 500 vezes.










Ayrton
Ayrton foi um nome frequente em toda a história Brasileira e sempre manteve uma média no gráfico do IBGE. Após as conquistas do piloto, o nome cresceu absurdamente nos anos 90. Mas a queda foi semelhante após a morte do atleta, em 1994. Hoje existem mais de 3 mil Ayrtons pelo Brasil, principalmente em Roraima.






Rihanna
Rihanna foi homenageada 384 vezes por mães brasileiras desde os anos 2000, quando o nome apareceu pela primeira vez nos cartórios nacionais.






Angelina
Angelina foi um nome popular na década de 40. Mas com o sucesso da atriz Angelina Jolie, voltou à moda, tendo um pico no fim dos anos 90 e sendo adotado principalmente em Santa Catarina.





Romário
Romário foi um dos principais jogadores brasileiros nos anos 90. Nada mais justo que ser homenageado por pais de todo o País. Quase 60 mil pessoas têm o mesmo nome que o Baixinho, sendo que apenas dez mil nasceram antes do sucesso dele.





Magaiver
Assim como Michael Jackson, o personagem MacGyver ganhou homenagem dos brasileiros com uma grafia adaptada ao nosso idioma. 702 pessoas foram registradas como Magaiver desde os anos 90. Já a grafia correta, MacGyver, só aparece 22 vezes.    





Sheila
Sheila é um nome que veio em dose dupla nos anos 90 através das dançarinas do É O Tchan. Ainda assim, quase ninguém se empolgou em batizar o filho com nome das dançarinas de axé e hoje está quase em "extinção".






Ariel
Até uma sereia da Disney foi responsável por popularizar um nome no Brasil. Ariel, a Pequena Sereia, apareceu quase 1,5 mil vezes desde os anos 90. Mas é importante ressaltar: o nome é compartilhado entre homens e mulheres.






Brad
Brad é outro nome anglo-saxão que quase não tinha incidência no país antes do sucesso do sucesso do ator Brad Pitt. Após a presença constante dele nos cinemas e em capas de revistas, os brasileiros batizaram os filhos 97 vezes em homenagem ao ator.









Gretchen
Apesar da cantora Gretchen ser registrada como Maria Odete, o seu pseudônimo virou moda passageira entre os pais dos anos 70 e hoje existem 154 pessoas com o mesmo nome da Rainha do Bumbum.







Fonte: R7

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails